Na tarde desta terça-feira, 20, foi lançado pela WRI Brasil o estudo Nova Economia da Amazônia (NEA-BR), que reflete sobre manter a floresta em pé e descarbonizar a economia (combater o desmatamento), buscando o desenvolvimento econômico e social da região.
A cerimônia foi realizada na Assembleia Paraense, na avenida Almirante Barroso. O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, participou do lançamento. O gestor municipal destacou a produção referente à Amazônia
“Esse esforço de produção é um projeto do futuro e para o desenvolvimento econômico. Estamos preparando a nossa cidade para receber a COP-30”, destacou Edmilson.
O estudo
O estudo Nova Economia da Amazônia (NEA-BR) foi realizado em parceria com 76 pesquisadores de instituições de pesquisa de várias regiões do Brasil. O relatório demonstra que a promoção de atividades livres de desmatamento e de baixa emissão de carbono levará a um crescimento maior, mais qualificado e inclusivo até 2050.
Para o governador do Pará, Helder Barbalho, que também esteve no lançamento, o estado e a cidade de Belém estão vivendo um grande protagonismo. “Se o estado pode estar sendo alçado ao protagonismo da cúpula da Amazônia, da COP-30, isso é graças aos pesquisadores e a todo o esforço para transformar o estado nesta questão ambiental”.
O CEO da WRI, Ani Dasgupta, comentou sobre a importância do estudo e as políticas de inclusão que pode ser geradas por meio dele.
O estado será publicado por meio do linkhttp://Wribrasil.org.br


