A Prefeitura de Belém e a Agência Brasileira de Cooperação (ABC) se reuniram na tarde desta quarta-feira, 9, para debater futuros projetos visando a cooperação de Belém com países e entidades internacionais.
O encontro foi realizado no Gabinete Municipal, entre o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, o embaixador Ruy Pereira, diretor da ABC, e integrantes da equipe da agência.
Histórico
A ABC faz parte do Ministério das Relações Exteriores e foi criada em 1987, para planejar, coordenar, negociar, aprovar e executar programas, projetos e atividades de cooperação humanitária e técnica, para o desenvolvimento em todas as áreas do conhecimento, do país para o exterior e do exterior para o Brasil.
Objetivo
A intenção do encontro foi apresentar ao prefeito Edmilson Rodrigues as ações que o órgão federal pode trabalhar, juntamente com a Prefeitura de Belém, visando a COP-30, que será realizada em novembro de 2025, na capital paraense.
A ideia é realizar cooperação com países estrangeiros e entidades brasileiras que possam financiar projetos, que tragam benefício à cidade, explicou o embaixador Ruy Pereira.
Contribuição
Segundo o prefeito Edmilson Rodrigues, a experiência da agência será de grande contribuição para a preparação de Belém. “A gente tem muito o que trabalhar junto. Unir a experiência que a instituição de vocês têm com a nossa equipe vai fazer muita diferença”.
A ABC vai ficar em contato direto com o Comitê Executivo Municipal da COP-30, criado pela Prefeitura, para tratar das necessidades do município na área que órgão federal atua.


