Dias

Prefeitura de Belém consolida obras e serviços para impulsionar o turismo local

“A COP-30 em Belém é mais que um grande evento, uma janela de oportunidades para construir um legado fundamental para a cidade, conforme a determinação da gestão municipal, com realização de obras de infraestrutura, de ascensão do turismo, de garantia de mais emprego e renda, com crescimento socioeconômico em patamares menos desiguais, para buscar soluções sustentáveis, com efetiva participação popular como princípio para a transformação da cidade”. 


A afirmação é da secretária de Relações Institucionais da Prefeitura de Belém, Marinor Brito, que participou na manhã desta quarta-feira, 27, do seminário “Os Desafios e Perspectivas de Trabalho no Turismo com a COP-30 na Amazônia”, no auditório do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA) da Universidade Federal do Pará (UFPA), promotora do evento. A data celebrou o Dia Mundial de Turismo.


Marinor destacou as ações da Prefeitura de Belém que impulsionam o turismo na capital paraense, a exemplo do Boulevard da Gastronomia, empreendimento urbanístico que vai requalificar a Boulevard Castilhos França e potencializar o turismo gastronômico em Belém, que tem o título de “Cidade Criativa da Gastronomia”, concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).


Desde 2015, a capital paraense tornou-se referência mundial em gastronomia e passou a integrar uma rede de cidades que buscam desenvolvimento sustentável e socialmente justo. 


A secretária de Relações Institucionais da Prefeitura ressaltou também que as obras em andamento no Mercado de São Brás, que também será um pólo cultural e de eventos; e o novo Ver-o-Peso. Todos projetos prioritários da gestão municipal que fortalecem a atividade turística e promovem a geração de emprego e renda.


Soluções sustentáveis


Marinor informou que a Prefeitura de Belém trabalha com várias frentes para melhorias de infraestrutura, transporte de qualidade e sustentável, mobilidade, saneamento pela perspectiva da organização do sistema de resíduos, revitalização dos rios urbanos, moradia para populações mais vulneráveis, e o fortalecimento de políticas públicas capazes de promover desenvolvimento socioeconômico em bases sustentáveis, gerando mais emprego e renda. 


Dentre as obras de infraestrutura, Marinor destacou o Parque Urbano Igarapé São Joaquim, a duplicação da Av. Bernardo Sayão, o BRT Centenário e Programa Avançar Cidades. “Nossa perspectiva é construir coletivamente uma sociedade ambientalmente equilibrada e com justiça social”, pontuou a secretária, ao reforçar a relevância socioeconômica e cultural da atividade turística, uma das maiores geradoras de emprego, decorrente do seu alto efeito multiplicador ao agregar diversas áreas para o seu desenvolvimento.


Parcerias – A 30ª edição da Conferência Anual das Nações Unidas sobre o Clima, a COP-30 será realizada na capital paraense, em novembro de 2025. Belém de braços abertos para buscar soluções sustentáveis para assegurar a saúde da população e do planeta. Os governos federal, estadual e municipal trabalham conjuntamente para recepcionar o maior evento planetário sobre Mudanças Climáticas. Para isso, foram criados o comitê técnico, no âmbito federal e os comitês estadual e municipal, este sob a coordenação do secretário Luiz Araújo.

Notícias recentes