Belém será sede da Cúpula da Amazônia, que ocorrerá em agosto deste ano. O evento internacional é viabilizado pela Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), que reúne governantes de países da Amazônia para pensar soluções para os problemas ambientais e sociais do bioma. Como parte da programação do encontro, estão abertas as inscrições para o Diálogos Amazônicos, que vai acontecer entre os dias 4 e 6 de agosto, no Hangar Centro de Convenções da Amazônia, na capital paraense.
As inscrições para o Diálogos Amazônicos podem ser feitas no site da Secretaria-Geral da Presidência da República. O evento tem como público-alvo pessoas que integram a sociedade civil organizada na Amazônia e vai ouvi-las, por meio de plenárias, com o objetivo de apontar soluções para as problemáticas da maior floresta tropical do mundo.
O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, destacou a importância desse momento e a contribuição que a sociedade vai ter na Cúpula. “Quando o Itamaraty abre canais de diálogos com a população, para receber proposta sobre a Amazônia, ele está dizendo à sociedade que ela tem que ser protagonista”, explica o prefeito Edmilson Rodrigues.
“A Cúpula da Amazônia não pode fazer um debate vazio. Daí a importância da sociedade Amazônica contribuir com o debate nos fóruns paralelos e nos espaços que estão se abrindo para manifestações”, completa o prefeito.
Cúpula da Amazônia
Entre os dias 8 e 9 de agosto deste ano, Belém vai reunir os líderes dos países amazônicos, para, juntos, debaterem a darem soluções para questões que impactam o meio ambiente e a população da Amazônia.
Esse é mais um evento que coloca Belém na rota dos grandes eventos internacionais sobre o meio ambiente, já que, em novembro de 2025, a capital paraense também vai receber a Conferência das Nações Unidas sobre o Clima (COP-30). O evento terá mais de 50 mil visitantes e turistas estrangeiros na cidade.


