Dias

Complexo do Ver-o-Peso ganha não só programação de aniversário, mas também ampla reforma da Prefeitura

Em mais um aniversário do Complexo do Ver-o-Peso, que acontece nesta segunda-feira, 27, a Prefeitura de Belém não vai somente realizar uma programação diversa e gratuita para atender a população da cidade. Mas também garantir a ampla reforma do espaço, a partir do contrato de empréstimo firmado com a Caixa Econômica Federal, recentemente, no último dia 23, no valor de R$ 100 milhões. 


Será uma grande obra de reforma pela Prefeitura de Belém, que tornará o espaço mais moderno com a nova reorganização, dará mais conforto aos feirantes, consumidores e aos milhares de visitantes que vão ao local – o principal cartão-postal de Belém e maior ponto de comercialização de alimentos e da cultura da cidade. Apesar de toda essa importância, há 20 anos o Ver-o-Peso não recebe nenhum grande reparo. 


“Serão obras para tornar Belém mais bonita e, principalmente, fazer o povo da periferia exercer sua cidadania. O sucesso com a liberação do recurso com a Caixa é resultado da boa relação que o Governo Municipal passa a ter com o atual Governo Federal”, disse o prefeito da cidade, Edmilson Rodrigues. 


A maior feira a céu aberto da América Latina sempre esteve no foco da Prefeitura 


A maior feira a céu aberto da América Latina sempre esteve nas ações de políticas públicas da Prefeitura de Belém. Por isso, a gestão municipal está com o projeto em curso de revitalização de todo o Complexo do Mercado do Ver-o-Peso, que incluiu a revitalização da Feira, dos Mercados de Carne e Peixe e da Feira do Açaí.


O projeto está em fase de finalização e ainda este mês deve ser apresentado ao prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, já com orçamento, para, assim, iniciar o processo de licitação que vai contratar a empresa responsável pela obra. 


Para finalizar o projeto de reforma do local, valorizando a participação popular em todos as suas fases, na manhã de 7 de novembro passado, o prefeito Edmilson Rodrigues visitou o Complexo do Ver-o-Peso, acompanhado da equipe de secretários, para ouvir as necessidades dos comerciantes que atuam do espaço. 


As obras onde o recurso de R$ 100 milhões será aplicado são estruturantes para a cidade. Além de facilitar o dia a dia da população, vão preparar a Belém para receber a Conferência das Nações Unidas Sobre as Mudanças Climáticas (COP-30) em 2025, evento que Belém é a única candidata do Brasil a sediar. 


Além do Ver-o-Peso, os 100 milhões de reais será aplicado em obras de infraestrutura na cidade geridas pela Prefeitura, como a nova Senador Lemos e o Mercado de São Brás. 


Acompanhe diversa programação que a Prefeitura de Belém realiza pelos 396 anos de comemorações pelo aniversário do Complexo do Ver-o-Peso


Segunda-feira, 27 de março


Das 8h às 13h

Local: Solar da Beira


>> Orientações psicossociais e jurídicas;

>> Orientações sobre o CadÚnico;

>> Distribuição de mudas e campanha de educação ambiental;

>> Emissão de carteira de trabalho e orientação sobre os serviços do Portal do Trabalhador;

>> Emissão de carteiras de identidade;

>> Campanha de vacinação; 

>> Orientações e informações sobre as linhas decrédito do Banco do Povo; e

>> Orientações sobre o processo de inscrições para o Programa “Minha Casa, Minha Vida”.


Local: Estacionamento do Ver-o-Peso

Às 9h30 – Bolo de Parabéns pelos 396 Anos do Ver-o-Peso


>> Atividades de qualidade de vida e lúdicas com as crianças;

>> Banda da Guarda Municipal de Belém;

>> Atração cultural (grupo de carimbó); e

>> Desfile Movimento de Valorização da Moda Autoral Paraense.


Das 14h às 17h


>> Oficina de orientação de reaproveitamento dos residuos liquidos e orgânicos com as boieiras do Ver-o-Peso

Local: Mercado Bolonha    

Hora: 15h.

>> Oficina de Orientação de Manipulação de Alimentos

Local: Solar da Beira  

Hora: 15h.


Outras atividades


A Prefeitura de Belém também está reforçando a limpeza e a lavagem de todos os setores do Ver-o-Peso há um mês. Além disso, tem desenvolvido ações de educação ambiental em diversos setores do complexo.


O governo municipal resolveu o problema de energia elétrica em vários setores do Ver-o-Peso e tem garantido o ordenamento e desocupação da calçada permitindo que os clientes e pedestres transitem de forma segura.


A Prefeitura, por meio do Consultório de Rua, tem planejado ações para incluir as pessoas em situação de rua nas politicas públicas de governo. Tem também atuado no ordenamento e organização do trânsito no entorno do Complexo. 


A Prefeitura da Nossa Gente elabora uma proposta de criação de implantação de um instrumento de gestão dos permissionários e órgãos municipais no Ver-o-Peso. 

Notícias recentes