Dias

Belém recebe convite para sediar evento internacional de sustentabilidade

A cidade de Belém recebeu o convite da rede Governos Locais pela Sustentabilidade, setorial América do Sul (ICLEI), para sediar o Encontro Nacional e o Congresso Mundial, que serão realizados pela entidade em 2024. 


O convite foi feito ao prefeito Edmilson Rodrigues, que se reuniu na tarde desta sexta-feira, 17, virtualmente, com representantes da ICLEI – rede global de mais de 2,5 mil governos e entidades locais e em mais de 130 países – comprometida com o desenvolvimento urbano sustentável.


Viabilidade – O prefeito Edmilson Rodrigues demonstrou interesse em estabelecer laços mais estreitos entre Belém e a ICLEI. Uma segunda reunião ocorrerá para planejar a captação de recursos e a viabilidade da cidade para receber os dois encontros, que deverão servir de preparativo para a realização da Conferências das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP-30), em 2025, evento que Belém é candidata para sediar.


Programas – Durante a reunião, Edmilson Rodrigues e o secretário municipal de Meio Ambiente, Sérgio Brazão, expuseram as iniciativas da Prefeitura de Belém com foco na sustentabilidade.


Um dos destaques apontados é a inauguração em Belém nesta sexta-feira, 17, do sistema fotovoltaico de energia na Escola Municipal Benvida de França Messias. No total,  60 escolas da rede municipal estão previstas para receber sistema de placas solares.


Também foi citado o projeto Farmácia Nativa, que já tem um recurso de R$ 1 milhão de reais assegurados pelo Ministério da Saúde para implantação de hortas de ervas da Amazônia, utilizadas para tratamento de doenças. 


O Farmácia Nativa prevê o cultivo de plantas medicinais, o beneficiamento, a produção de medicamentos fitoterápicos, o controle de qualidade e a dispensação destes medicamentos para as unidades básicas de saúde do município para distribuição gratuita à população. 

Notícias recentes