Dias

Belém participa de reunião da equipe de transição e defende a recriação do Ministério das Cidade

O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, participa em Brasília nesta quarta-feira, 7, de uma série de reuniões para tratar de assuntos focados na Amazônia Urbana e COP 30, temáticas que constam como prioridades da atual gestão municipal. Uma das agendas do prefeito Edmilson é a sua participação na reunião com a equipe de Transição Governo Lula, GT Cidades, na sede central do Banco do Brasil.


Desde o dia 1 deste mês de dezembro, o prefeito Edmilson integra a equipe de transição do presidente do Brasil eleito nas eleições de 2022, Luiz Inácio Lula da Silva, no Grupo Técnico de Cidades. A decisão foi oficializada por meio da Portaria de número 66, de 1 de dezembro de 2022, publicada no Diário Oficial da União.


“Recebo com honra e alegria a confirmação do meu nome para a equipe de transição, a convite do presidente Lula. Integrarei o GT das Cidades, com os desafios de reconstruir o país, recompor direitos e promover a inclusão, com um olhar especial para a nossa Belém e ao nosso Pará”, disse Edmilson Rodrigues, que também é vice-presidente da Comissão de Cultura da Frente Nacional de Prefeitos (FNP).


Segundo ele, o foco do debate constou na construção de um diagnóstico sobre as políticas, os programas, o orçamento e da capacidade de investimento e de pagamentos das dívidas existentes. “À primeira vista, a capacidade de investimento é pequena e a minha participação está firmada em não aceitar a ideologia de teto de gastos, como assim defende o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva”.


“Então, a recriação do Ministério das Cidades cumpre um papel estratégico e as criações das condições orçamentárias e financeiras, para a retomada de grandes projetos de políticas urbanas, inclusive, o da Minha Casa Minha Vida”, completa.


No debate sobre cidades, entre os  presentes estavam ex-ministra Inês Magalhães, a futura primeira-dama do Brasil, a socióloga Rosângela Lula da Silva (Janja), o ex-governador de São Paulo Márcio França, o deputado federal eleito Guilherme Boulos, o urbanista e professor da FAU-USP Nabil Bonduki e a ex-ministra Hermínia Maricato, também professora titular da USP.


 

Notícias recentes