Dias

Agentes de turismo de Belém são treinados para garantir serviço de qualidade durante a quadra nazarena

A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Belemtur), vai atuar ao longo da programação do Círio 2023 com Pontos de Informação Turística (PITs), que vão ser instalados estrategicamente em vários espaços da cidade, servindo de apoio aos visitantes. Com a instalação dos PITs, o objetivo da Prefeitura é proporcionar aos turistas o máximo de informações enquanto estiverem em Belém.


Para isso, a Belemtur ofereceu treinamentos específicos para os agentes que vão atuar nos PITs, no sentido de repassarem aos visitantes informações sobre a cultura local e os espaços turísticos.


O secretário municipal de Turismo, André Cunha, garante que os servidores estão qualificados para informar sobre o Círio, sua programação, suas procissões, eventos e atrações. Além disso, por eles, os visitantes vão receber informações acerca de outras atrações turísticas de Belém, como museus e praças e a gastronomia local, oferecendo Mapas da Cidade com todos os locais para serem visitados.


“Precisamos oferecer aos visitantes a certeza que esta capital se preparou para recebê-los e uma prova disso é a qualificação dos nossos agentes”, ressalta o titular da Belemtur.


Rumo à COP-30 – O grande contingente humano que chega a Belém para a festa de Nossa Senhora de Nazaré é também um ‘termômetro’ que demonstra a capacidade de recepção e acomodação de visitantes na capital paraense, importante para a realização da COP-30 na cidade, em novembro de 2025.


Para isso, a Prefeitura de Belém trabalha para expandir este potencial por meio de ações como a ampliação do número de hotéis na cidade e a qualificação humana visando oportunidades que serão criadas pelo evento.


Expectativa – O figurinista paulista Fernando Leite é um dos vários turistas que chegaram à capital paraense para vivenciar o Círio 2023. Ele conta que visita a cidade a trabalho desde 2005, mas, apenas neste ano, conseguiu aproveitar o fim de uma produção no Theatro da Paz para ficar na cidade durante a festa.


“O Círio é um trajeto de fé enorme, todo ano a gente vê e quer conhecer de perto. Neste ano, vou ter a oportunidade e vai ser maravilhoso”, ressaltou o figurinista, quando fazia um pedido à Nossa Senhora no momento que amarrava a fitinha de Círio em frente à Basílica de Nazaré.


Texto: Estagiário Douglas Borges, sob supervisão da jornalista Cleide Magalhães.

Notícias recentes