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Prefeitura detalha informações sobre obras do Complexo Ver-o-Peso e av. Júlio César

Com um investimento de mais de R$ 64 milhões, o Complexo Ver-o-Peso está recebendo a primeira reforma e requalificação, após 22 anos depois da primeira grande intervenção.


A Ordem de Serviço que iniciou as obras no espaço foi assinada no dia 29 de fevereiro, pelo Prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues. A obra de reforma do Ver-o-Peso é uma das prioritárias na preparação da cidade para a realização da COP-30, que ocorrerá em novembro de 2025.


A execução da obra foi iniciada em duas frentes, do lado da Ladeira do Castelo, 80% da obra está pronta, faltando apenas o paisagismo. Já na Feira do Açaí foi iniciada a execução da regularização da via em calçamento com paralelepípedos e em pedra lioz.


Na parte da feira do Ver-o-Peso, já foi iniciada a remoção dos intertravados e demolição dos antigos boxs, para o início dos serviços de infraestrutura na parte instalações elétricas, SPD e hidrossanitária.


A previsão de conclusão da obra, que contemplará cinco etapas, é de dezoito meses a contar da assinatura da Ordem de Serviço e está sendo fiscalizada pela equipe do Departamento de Obras da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb).


Feira Provisória – Para que as obras do Complexo Ver-o-Peso avancem está sendo intensificado o trabalho na feira provisória, que já está 70% pronta. Para a conclusão está faltando entregar 153 boxs, que estão previstos para serem entregues até o dia 19 de junho.


Já foram remanejados de forma parcial para a Feira Provisória os setores de artesanato, maniva e raízes.


Recursos – A reforma geral do Complexo Ver-o-Peso, orçada em R$ 64 milhões, inclui a reforma completa desde a Feira do Açaí, até a feira tradicional e os Mercados de Peixe e de Carne. Com uso de recursos municipais e federais. A liberação dos recursos para a revitalização do complexo ocorreu por iniciativa da gestão municipal junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).


Fiscais – Membros da Comissão de Fiscalização (Cofis) acompanham todas as etapas de fiscalização da obra no complexo. São 66 membros, dois de cada um dos 33 setores do Complexo Ver-o-Peso.


A obra de reforma e requalificação do Complexo Ver-o-Peso, vai desde a Feira do Açaí até o setor de industrializados. Serão cinco etapas e a Prefeitura de Belém já prepara três locais para o remanejamento dos comerciantes que atuam nos espaços.


Resumo da Obra de reforma do Complexo Ver-o-Peso


Investimento: R$ 64 milhões.


Empregos gerados: 298 (165 diretos/133 indiretos).


Áreas contempladas: Feira Principal, Estacionamento, Mercado de Peixe, Mercado de Carne, Ladeira do Castelo, Feira do Açaí.


População beneficiada: Os 1,4 mil permissionários, e cerca de 50 mil visitantes diários (entre turistas e clientela em geral, das feiras, mercados, lojas e setores de alimentação).


O prefeito Edmilson Rodrigues garantiu a reforma completa, após 22 anos da última intervenção em favor dos mais de mil trabalhadores, da população e do principal cartão postal da cidade (a reforma anterior também foi na gestão de Edmilson Rodrigues).


O que será feito em cada espaço do Ver-o-Peso:


Ladeira do Castelo:


Primeira fase da obra. Já iniciada! Acompanhe o que está sendo feito no espaço:


? Catalogação e registro dos revestimentos pétreos (pedras em paralelepípedo e pedras de lioz);


? Remoção das pedras em paralelepípedos (remoção mecânica e cuidadosa de preenchimento cimentício);


? Remoção do colchão de areia e balastro superficial;


? Limpeza e verificação das travessas de madeira dos trilhos;


? Realização de prótese e, em alguns casos, substituição das peças de madeira, que estejam comprometidas;


? Limpeza e imunização das travessas de madeira;


? Impermeabilização das travessas de madeira;


? Substituição e restauração dos parafusos de fixação dos trilhos;


? Instalação das travessas e recuperação dos balastros e prismas laterais;


? Verificação dos trilhos e tratamento;


? Instalação elétrica de abastecimento aos postes.


Feira do Ver-o-Peso e Feira do Açaí:


Segunda e terceira fases da obra. Acompanhe o que será feito nestes espaços:


– Consultoria de arqueologia e restauro, para acompanhar todos os serviços de execução do Complexo Ver-o-Peso;


– Desmobilização da feira, incluindo as barracas, peças metálicas, lonas e piso;


– Drenagem de toda rede pluviométrica;


– Instalações elétrica e hidrossanitaria;


– Pavimentação em piso intertravado, piso de alta resistência e piso podotátil.


– Cobertura em lona tensionada tipo I,II e III;


– Estrutura de tensionamento central;


– Estruturas metálicas para guarda corpo e corrimão;


– Revestimentos cerâmicos nos boxes;


– Esquadrias de ferro como: portas e janelas;


– Pintura em estrutura de madeira, ferro e paredes em alvenaria;


– Iluminação toda em LED;


– Sistema de SPDA- sistema de proteção contra descarga atmosféricas;


– Sistema de proteção e combate a incêndio;


– Forro em lambril;


– Impermeabilização;


– Tabuleiros de plantas;


– Paisagismo;


Mercado de Carne e de Ferro:


Quarta e quinta fases da obra. Acompanhe o que será feito nestes espaços:


– Pintura em estrutura de madeira, ferro e paredes em alvenaria;


– Restauro e revitalização dos pisos;


– Restauro e revitalização das paredes;


– Restauro e revitalização de portas, portões e janelas;


– Restauro e revitalização dos telhados;


– Reforma dos boxes com a manutenção das características originais.


Reurbanização da Avenida Júlio César:


A Prefeitura de Belém assina a Ordem de Serviço (OS) no valor de R$ 136,5 milhões para o início das obras reurbanização e implantação do BRS ((Bus Rapid Service – Serviço de Ônibus Rápido) da avenida Júlio César.


A OS foi assinada pelo prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, nesta terça-feira, 11, na praça Dom Mário Miranda Vilas Boas, em Val-de-Cans. A praça também recebe obras de reforma e revitalização e será entregue ainda neste mês de junho pela Prefeitura de Belém.


O BRS da Júlio César é mais uma obra da gestão municipal prioritária à preparação da cidade para a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025, também chamada de COP-30, que ocorrerá em novembro e deixará um grande legado para a capital paraense.


O projeto será executado pelo Consórcio TP BRT Centenário e conta com duas fases. A primeira delas conta com prazo de execução em 18 meses. A obra ocorrerá na avenida Júlio César, entre a praça São Cristóvão e o Aeroporto Internacional de Belém, em Val-de-Cans.


Em geral, a obra envolve os serviços de terraplenagem, pavimentação, drenagem, sinalização, paisagismo, obras de artes especiais, estações de passageiros e obras de reurbanização destinados à implantação do sistema BRS, na avenida Júlio César.


O BRS é um sistema mais leve de transporte coletivo e não precisa das vias exclusivas concretadas como o BRT, por isso, a sua instalação e uso afeta muito menos o trânsito e respeita o meio ambiente, já que esse tipo de transporte não vai obrigar a retirada das árvores dos canteiros da avenida, só nos pontos onde serão instaladas as estações.


Pré-COP – Esta primeira etapa de implantação é a pré-COP-30. Com prazo de execução em 18 meses, nela terá a execução de ponte (elevado) entre avenida Paulo Frota e o Aeroporto Internacional de Belém, alargamento das alças do elevado Daniel Berg, reforço da cabeceira da ponte sobre o canal São Joaquim e inserção de faixa de via preferencial e recapeamento e sinalização horizontal da via.


A Prefeitura de Belém reforça que todas as decisões foram discutidas e analisadas em reuniões entre a Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), a Caixa Econômica Federal, o Ministério das Cidades, Consórcio Gerenciador TPF-Encibra e representantes do Consórcio construtor TP-BRT Centenário.


As Licenças Ambientais Prévias (LP) de Instalação (LI) já foram emitidas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma).


Resumo da obra de revitalização da AV. Júlio César


Investimento: R$ 136,6 milhões.


Empregos gerados: 1.996 (751 diretos/1.245 indiretos).


Andamento: licitação concluída e projeto em fase de ajustes para início até o final de maio.


Áreas contempladas: todos os 4,85 quilômetros de extensão da Avenida Júlio César, da Avenida Almirante Barroso até o Aeroporto Internacional de Belém, serão contemplados com terraplenagem, pavimentação, drenagem, sinalização, paisagismo, obras de artes especiais, estações de passageiros e obras de reurbanização.


População beneficiada: mais de 7 mil pessoas de forma direta, mais milhares de motoristas e usuários que acessam a via diariamente.


* As obras vão para além da COP-30, com mais intervenções de engenharia para modernizar e agilizar o trânsito de Belém, com a integração de vias e linhas de ônibus.




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