Na manhã desta segunda-feira, 20, uma reunião entre o secretariado e o executivo do governo municipal de Belém teve como objetivo principal tratar sobre os efeitos das mudanças climáticas na cidade. Como pauta principal, a criação de um Fórum Municipal de Meio Ambiente, demanda aprovada no Conselho Municipal de Meio Ambiente e que deverá ocorrer ainda no segundo semestre deste ano.
Pela proposta, debatida no gabinete do prefeito Edmilson Rodrigues, o Fórum será composto pela sociedade civil organizada e gestão municipal, em busca de soluções para problemáticas ambientais da cidade e servirá também para preparar a capital paraense à realização da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas em 2025 (COP-30), evento internacional sobre mudanças climáticas, para o qual Belém é a candidata pelo Brasil a sediar.
Além disso, a expectativa é que fórum resulte na elaboração do Plano Municipal de Mudança Climática de Belém, que já existe, atualmente, em algumas capitais brasileiras, como Salvador, Recife, Curitiba e São Paulo.
Vários órgãos do governo
Segundo o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, a temática meio ambiente no município de Belém deve ser tratada de maneira interdisciplinar, perpassando vários órgãos de governo, não limitada à pasta de Meio Ambiente.
Estiveram presentes à reunião, além do prefeito de Belém, os secretários municipais de Turismo, André Cunha; de Meio Ambiente, Sérgio Brazão; de Administração, Jurandir Novaes; de Controle e Transparência, Luiz Araújo; e de Educação, Araceli Lemos. O coordenador de Relações Internacionais da Prefeitura, Luiz Arnaldo Campos; Projetos Especiais, José Raiol; e o diretor geral da Secretaria de Gestão do Planejamento (Segep), Edilson Rodrigues, também participaram da reunião.


